terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Estocolmo

Considerada por muitos como a "Veneza" dos países Nórdicos pelo romantismo das suas características e por ser construída literalmente sobre 14 ilhas, ligadas entre si por 54 pontes, Estocolmo faz lembrar os contos de fadas.
No Inverno, precisamente a altura em que visitei esta cidade escandinava, o sol não dá muitos "sinais de vida", piscando os olhos aos habitantes e turistas desta região, durante apenas 5 horas diárias. No entanto, este pequeno detalhe não retira o encanto à capital sueca que se distingue pela sua organização, limpeza, museus, design e por paisagens que despertam paixões.



Comecei a minha visita por Gamla Stan, que significa "cidade velha". É nesta zona que se encontram os vestígios da história primitiva da cidade.




No alto da colina de Slottsbacken surge o Palácio Real de Estocolmo. Eis o símbolo da prosperidade do reino sueco, que tem um rei e uma rainha "de carne e osso" que ainda hoje governam este país.



As paisagens e a cultura escandinava fazem-nos sentir que estamos no meio de um filme "romântico" tirado das telas de Hollywood.




Os muitos museus da cidade são outra das suas atracções. O Vasa Museu é o mais celébre de Estocolmo e apresenta a história do navio de guerra Vasa. Considerado na época, o "barco mais poderoso do mundo", na sua viagem inaugural este afundou-se e permaneceu no fundo do mar até 1956. Desde 1990 este  navio encontra-se em exposição. Por outro lado, o Historiska Museet é um museu dedicado à arte e história da Suécia.






Apesar de estar longe da cultura portuguesa, isso não foi impedimento para relembrar "José Saramago" e o seu Prémio Nobel, ao visitar a Svenska Akademien e o Museu Nobel.



Para além dos museus, a própria cidade faz inúmeras exposições de pintura e arte ao ar livre...




Na noite de passagem de ano, as ruas de Estocolmo receberam-nos (a nós turistas) com um bonito fogo de artifício. Mas a cereja no topo do bolo desta viagem chegou aquando das doze badaladas de dia 31 de Dezembro de 2007. Isto porque, foi precisamente nessa altura que começaram a cair os primeiros flocos de neve daquele Inverno.


No dia seguinte, para  minha surpresa, a cidade estava totalmente pintada de branco...



Nesta terra de "reis e rainhas" todos os recantos merecem ser descobertos com calma e com muita atenção. Esta minha semana na capital sueca, só veio provar que em Estocolmo não há sítio algum que não valha a pena descobrir.



Dezembro de 2007 - Janeiro 2008
Estocolmo - Suécia

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma cidade mutio bela.