sábado, 10 de maio de 2008

Génova

Terra natal do ilustre navegador Cristovão Colombo, a localidade de Génova é considerada como a principal cidade portuária de Itália e um dos locais com mais cultura e história daquele país. Construída numa colina descendo sobre o mar, a cidade tem uma luminosidade surpreendente onde o azul do céu e do mar contrastam com os tons terra da maior parte dos seus edifícios.
Com um breve passeio pelo chamado Porto Antigo daquela cidade ficamos a conhecer melhor a "beleza" de uma "terra à beira mar-plantada" e conseguimos entender a forte influência que a cultura marítima teve (e ainda hoje tem) sobre esta região.



É precisamente no Porto Antigo de Génova que encontramos o "Galeão". Trata-se de um barco que foi construído em 1986 para o filme "Pirates", de Roman Polanski e que desde 2001 encontra-se em exposição naquele local.



A Piazza di Ferrari é provavelmente uma das zonas mais movimentadas de Génova, e é neste espaço que se encontram alguns dos restaurantes e bares mais "procurados" desta cidade. 



Numa cidade de palácios, dou destaque à Via Garibaldi, uma rua estreita e movimentada que leva ao encontro do "Palazzo Rosso" que foi construído em 1670. Este monumento foi, noutros tempos, uma das mais importantes residências nobres de Génova.


Outra das características desta cidade são as muitas ruas e ruelas coloridas que a constituem.


Até há bem pouco tempo, Génova não era considerada como um dos principais pontos turísticos de Itália, mas uma limpeza e reforma completa da zona portuária da cidade, tornaram-na apelativa e tem vindo a cativar cada vez mais turistas e sobretudo jovens empreendedores, que procuram conhecer um pouco melhor a história e o passado desta cidade. Para mim foi um prazer conhecer um pouco desta Itália de olhos postos para o mar.

Gênova 
Maio 2008

2 comentários:

Unknown disse...

My town!! Amazing pics dear, if you will visit Genova again let me know I'll give you some info :)
Kiss!!

Helena Resende disse...

I loved Genova! I went there some years ago because a friend of mine was studying there and I had a great time! :)