sábado, 19 de março de 2011

Valência

Espanha é aqui tão perto e no entanto tem tanto por descobrir e tanto para nos oferecer. A viagem a Valência foi uma aventura e até ao último minuto houve dúvidas se teriamos ou não disponibilidade para estar por lá 3 dias. Felizmente conseguimos realizar esta "escapadinha" para descobrir uma localidade, que à primeira vista deslumbra-nos pelo seu “cocktail” arquitectónico e histórico. No entanto, quando a conhecemos melhor, ficamos igualmente apaixonados pelo seu clima ameno e pela simpatia das suas gentes.












Sendo esta uma das regiões mais católicas de Espanha, ironicamente por esta altura do ano Valência  é palco de uma das maiores festas pagãs da Europa. Refiro-me às bastante conhecidas “Fallas”. Este evento é caracterizado por exibir enormes e belas estátuas que enchem as ruas de brilho. A «nit del foc» (noite do fogo) constitui o clímax da semana «fallera» e trata-se do dia em que essas mesmas estátuas são queimadas, em praça pública, perante uma numerosa e atenta plateia.

Valência é uma cidade maravilhosa que nos deslumbra e nos faz querer voltar, para viver tradições e conhecer histórias e "estórias" de um povo que apesar de estar tão perto, é ainda assim tão diferente do nosso.

Valência 
Março 2011

1 comentário:

Marta Costa disse...

Dá vontade de visitar...