quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Nicosia

Nicosia é a capital do Chipre e a única cidade na Europa, desde a queda do muro de Berlim, que se encontra dividida em duas. Nesta localidade não existe um muro físico, mas uma linha militarmente controlada que separa a cidade em duas: a grega e a turca.



A parte norte da ilha foi ocupada pelos turcos em 1974 e nesta zona encontram-se alguns dos principais monumentos da cidade, entre eles a Igreja de Agia Sofia que se transformou na Mesquita Selimiye no século XVI, quando os otomanos assumiram o controlo da ilha. Esta mesquita fica a cinco minutos da Rua Ledra e do Büyük Han que foi contruído em 1572 como alojamento e local de armazenamento de mercadorias dos comerciantes que passavam pelacidade.





Na parte Sul da cidade - a de origem grega - sentimos mais leveza no ar e mais simpatia por parte das pessoas que parecem ficar felizes por receber turistas que apreciem a beleza deste seu país - tantas vezes esquecido e isolado. Mas para mim esta viagem impressionou-se muito porque é quase inconcebível, nos dias que correm, uma cidade estar dividida por questões culturais. Mas também percebi que essas questões dificilmente serão ultrapassadas, porque ainda se sente uma grande magoa por parte dos cipriotas que não entendem (e com toda a razão) porque é que o seu país foi "atacado"  e invadido pelos turcos. 



Nicosia
Chipre - Março 2019

9 comentários:

Andreia Morais disse...

Tem traços bastante interessantes! Adorei viajar através da tua partilha :)

Jointy&Croissanty disse...

Amazing pictures!

jointyicroissanty

Sofia Veloso disse...

Nossa que lugar mais lindo para visitar

Beijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias

Marisa Cavaleiro disse...

Acho que não ia visitar essa cidade a parte turca não ia de certeza!!
xoxo

marisasclosetblog.com

Helena Resende disse...

A cidade vale muito a pena ser visitada e a parte turca é interessante. Eu adoro este tipo de cidades porque têm histórias para contar.

Virgínia Ferreira disse...

Que lindo, adorei. Ainda não conhecia mas já quero visitar.
Beijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.com

João Santana Pinto disse...

Parece-me uma viagem extraordinária... Vou acrescentar á lista, mas para já, muito obrigado pelas fotografias e pelo texto.

Bom fim-de-semana

Alejandra disse...

Nice place!
HAPPY WEEK
xoxo
https://stylishpatterns.blogspot.com/

Rafaela Ribeiro disse...

Amo essas ruelinhas e fiquei encantada com a gatinha e seus babys ♥♥♥