segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Óbidos
























Pouco conhecida e explorada por estrangeiros, esta vila é provavelmente um dos locais mais emblemáticos de Portugal, que nos transporta pela magia de tempos antigos. Aliás, a  eleição do Castelo de Óbidos como uma das sete maravilhas portuguesas só veio confirmar que este "pequeno pedaço de terra" é um dos mais assinaláveis casos de preservação do nosso património histórico, arquitectónico e cultural.

Criado em torno de muralhas, Óbidos é uma pequena localidade medieval que remonta ao século I; fica localizada a 90 km de Lisboa e é um daqueles locais, que independentemente da quantidade de vezes que  visitamos, parece reservar sempre algo de especial e novo.

Esta viagem (a dois), aconteceu num dos feriados de Dezembro de 2008 e após alguns percalços divertidos durante o percurso de carro, deparamo-nos com uma imagem de cortar a respiração que relembrava histórias e "estórias" de outros tempos.

Óbidos não pode ser visitada com um mapa, tem de ser descoberta com audácia por entre o zigue zague de ruas, ruelas e becos, que dão lugar a outros tantos becos e travessas...



Na Rua Direita fomos revivendo os tempos de criança e ainda descobrimos a maior exposição nacional de Pais Natais da Europa...



A partir das 22h00, o silêncio apodera-se de Óbidos mas a magia das ruas torna-se ainda mais evidente, muito graças às luzes que dão uma nova vida aos monumentos e às próprias casas.


A visita foi finalizada com a prova da especialidade da terra. A Ginjinha de Óbidos, - que é servida com chocolate. Uma bebida de cor avermelhada que nos deu mais uma razão para voltar a esta terra que tem mar, serra, Bordalo Pinheiro, boa gastronomia e muito magia. 

Óbidos
Dezembro 2008

Sem comentários: