sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Marselha

Aquela que é considerada a mais antiga cidade de França recebeu-nos, num dos feriados de Dezembro de 2009, com um céu azul e limpo, quase como que a convidar-nos para conhecer detalhadamente todo o encanto de um cenário grandioso e requintado de monumentos. Quem pensa que Marselha é uma cidade suja e triste, engana-se redondamente... aqui cheira a maresia, vive-se com alegria e - toda a sua costa que esconde pequenas praias e vilas pitorescas - proporciona aos mais aventureiros, dias e noites de sonho.



O Vieux Port é provavelmente o local mais emblemático da cidade de Marselha e deve ser visitado, pelo menos uma vez, da parte da manhã, sobretudo quando o tradicional Mercado do Peixe, localizado no Quai des Belges, está aberto.






Outrora uma localidade muito abastada financeiramente, esses vestígios continuam vivos e evidentes na riqueza dos muitos edifícios que decoram as suas avenidas. Um exemplo dessa grandeza é a basílica de Notre-Dame de la Garde, que se encontra no ponto mais alto desta cidade.







Os vestígios do passado acumulam-se colina abaixo e desvendam uma cidade com mais de 200 anos de história.


Forte Saint-Nicolas




Museu da Moda




Habitualmente preterida em favor de outras paragens mais conhecidas, Marselha merece (na minha opinião) uma visita demorada e atenta, para que sejam redescobertos e apreciados todos os recantos fascinantes, daquela que é a segunda maior cidade de França.

Marselha 
Dezembro 2009

1 comentário:

Monique disse...

Beautiful place!